terça-feira, 9 de junho de 2009

O que é a ONU?

Por Renata de Santana


A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, durante uma Conferência em San Francisco, nos Estados Unidos, onde houve a assinatura de uma Carta, uma espécie de Constituição para os países membros, por 51 países que se reuniram voluntariamente. O foco principal da organização é a manutenção da paz e o desenvolvimento de todos os países do mundo.

Segundo o site oficial da organização no Brasil (http://www.onu-brasil.org.br/) “a missão da ONU parte do pressuposto de que diversos problemas mundiais – como pobreza, desemprego, degradação ambiental, criminalidade, Aids, migração e tráfico de drogas – podem ser mais facilmente combatidos por meio de uma cooperação internacional”.

Seus objetivos, portanto, são: manter a paz mundial, proteger os direitos humanos, promover o desenvolvimento econômico e social das nações, estimular a autonomia dos povos dependentes e reforçar os laços entre todos os estados soberanos. E um dos feitos mais destacáveis da ONU foi a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.

As Nações Unidas têm sua sede em Nova Iorque. Atualmente, tem mais de 190 países membros e é presidida pelo sul-coreano Ban Ki-moon. A ONU é mantida por contribuições financeiras feitas pelos países membros e investe, em forma de empréstimos ou doações em desenvolvimento. E utiliza seis línguas oficiais que são traduzidas em suas reuniões simultaneamente: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

Seus principais órgãos são a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. E há dois níveis básicos de decisões dentro na ONU: a Assembléia Geral, que conta com a participação de todos os membros e as decisões são tomadas com o aval da maioria e o Conselho de Segurança, constituído por quinze membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário