terça-feira, 9 de junho de 2009

ONU e Brasil: uma relação cordial

Por Cristiana Nery

Sendo um dos 192 Estados soberanos que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil estabelece relações consideradas cordiais com este sistema. A principal atuação do país nas Organizações está diretamente relacionada com as representações brasileira existentes em quatro cidades, nas quais há dependências da ONU, sendo duas Delegações Permanentes – Genebra e Paris -, uma Representação Permanente – Roma (junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)) - e uma Missão Permanente em Nova York.

Os principais trabalhos desenvolvidos pela equipe de 71 profissionais brasileiros, que são mantidos pelo Ministério das Relações Exteriores nestas representações, são voltados para o combate a fome e a pobreza, paz e os direitos humanos, questões que envolvem a Ásia, áfrica e Oriente Médio. A relação do Brasil coma ONU acontece de dois âmbitos: tanto a ONU desenvolve projetos brasileiros, como o Brasil apoia programas da ONU. (Ver exemplo em : http://www.youtube.com/watch?v=98-LosfKNOY)

Por outro lado, “ONU tem representação fixa no Brasil desde 1950, quando o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) começaram seu trabalho no país”, destaca o site Nações Unidas no Brasil.

Entre os principais documentos da ONU que contam com o apoio do Brasil, estão a Declaração Universal dos Direitos Humanos, as Regrais Gerais das Pessoas com Deficiência e as Metas para o Milênio.

Saiba mais sobre a relação do Brasil com a ONU em: http://www.onu-brasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário