terça-feira, 9 de junho de 2009

Fórum

O ONU em Pauta foi as ruas e perguntou as pessoas: O que você acha da atuação da ONU no mundo?

“Eu acredito que a atuação da ONU no mundo é muito importante, sobretudo nos casos de urgência e calamidade, porém acredito também que ela atue de forma superficial, apesar de ter a finalidade de promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança.Muitas vezes seus feitos não são disseminados e não sabemos ao certo em que consiste seus feitos. Apesar de ser a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social, ainda tem um regimento que depende das doações de seus estados-membros.Ao meu ver, deveria haver uma maior dinamização e alcance a problema palpáveis e reias, que acontecem diariamente”.
Viviane Barreto, 22, estudante de Direito.

“Mesmo que ela tenha um espaço ela não tem o poder.Até a guerra do Iraque os paises buscavam a legitimidade da ONU. No governo Bush, os Estados Unidos exacerbaram o uniteralismo, agindo de forma unilateral e a ONU passou a não ser importante e desapareceu. Com Barack Obama surge a pespectiva do retorno da mesma. A reformulação da ONU pode se considerar muito complicada e o Brasil coloca muito peso para fazer parte dela”.
Bernardo Carvalho, jornalista.

“Os trabalhos desenvolvidos pela ONU acho de extrema importância para o mundo com exemplo a educação, o combater a fome e as doenças, proteção aos animais e o meio-ambiente e os direitos humanos. Muitos destes programas são eficazes e ajudam os países pobres, mas acho que não tem voz ativa”.
Amarantina Ribeiro, 48, professora.

“A influência da ONU sobre o mundo variou ao longo dos anos. Durante a Guerra Fria, a ONU não teve voz ativa, já que os dois principais membros, URSS e EUA, eram inimigos. Ela, ao me ver se empenha mais em missões de paz e direitos humanos. Mas como os Estados Unidos mandava ela estava sem poder, agora quem sabe com o novo governo isso não muda”.
Antônio Geraldo, 48, analista de sistemas.

“Acho que a ONU perdeu seu prestígio.O seu papel não tem mais a devida importância, principalmente depois das invasões do Estados Unidos e outros paises no Iraque”
Maria Emília, 32, secretária executiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário